20. Conjugação do verbo partir (Aulas sobre verbo)

03/10/2011 17:20

VERBO PARTIR

 

INFINITIVO:

GERÚNDIO:

PARTICÍPIO:

partir

partindo

partido

INDICATIVO:

PRESENTE

PRETÉRITO IMPERFEITO

PRETÉRITO PERFEITO

eu parto

eu partia

eu parti

tu partes

tu partias

tu partiste

ele parte

ele partia

ele partiu

nós partimos

nós partíamos

nós partimos

vós partis

vós partíeis

vós partistes

eles partem

eles partiam

eles partiram

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

FUTURO DO PRESENTE

FUTURO DO PRETÉRITO

eu partira

eu partirei

eu partiria

tu partiras

tu partirás

tu partirias

ele partira

ele partirá

ele partiria

nós partíramos

nós partiremos

nós partiríamos

vós partíreis

vós partireis

vós partiríeis

eles partiram

eles partirão

eles partiriam

 

SUBJUNTIVO:

PRESENTE

PRETÉRITO IMPERFEITO

FUTURO

parta

partisse

partir

partas

partisses

partires

parta

partisse

partir

partamos

partíssemos

partirmos

partais

partísseis

partirdes

partam

partissem

partirem

 

IMPERATIVO E INFINITIVO

IMPERATIVO AFIRMATIVO

IMPERATIVO NEGATIVO

INFINITIVO PESSOAL

--

--

partir eu

parte tu

não partas tu

partires tu

parta você

não parta você

partir ele

partamos nós

não partamos nós

partirmos nós

parti vós

não partais vós

parirdes vós

partam vocês

não partam vocês

partirem eles