18. Conjugação do verbo cantar (Aulas sobre verbo)

03/10/2011 16:57

VERBO CANTAR

INFINITIVO:

GERÚNDIO:

PARTICÍPIO:

cantar

cantando

cantado

INDICATIVO:

PRESENTE

PRETÉRITO IMPERFEITO

PRETÉRITO PERFEITO

eu canto

eu cantava

eu cantei

tu cantas

tu cantavas

tu cantaste

ele canta

ele cantava

ele cantou

nós cantamos

nós cantávamos

nós cantamos

vós cantais

vós cantáveis

vós cantastes

eles cantam

eles cantavam

eles cantaram

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

FUTURO DO PRESENTE

FUTURO DO PRETÉRITO

eu cantara

eu cantarei

eu cantaria

tu cantaras

tu cantarás

tu cantarias

ele cantara

ele cantará

ele cantaria

nós cantáramos

nós cantaremos

nós cantaríamos

vós cantáreis

vós cantareis

vós cantaríeis

eles cantaram

eles cantarão

eles cantariam

 

SUBJUNTIVO:

PRESENTE

PRETÉRITO IMPERFEITO

FUTURO

que eu cante

se eu cantasse

quando eu cantar

que tu cantes

se tu cantasses

quando tu cantares

que ele cante

se ele cantasse

quando ele cantar

que nós cantemos

se nós cantássemos

quando nós cantarmos

que vós canteis

se vós cantásseis

quando vós cantardes

que eles cantem

se eles cantassem

quando eles cantarem

 

IMPERATIVO E INFINITIVO

IMPERATIVO AFIRMATIVO

IMPERATIVO NEGATIVO

INFINITIVO PESSOAL

_

_

cantar eu

canta tu

não cantes tu

cantares tu

cante você

não cantes você

cantar ele

cantemos nós

não cantemos nós

cantarmos nós

cantai vós

não cateis vós

cantardes vós

cantem vocês

não cantem vocês

cantarem eles