15. Pronomes Pessoais (Aula 2: Pronome)

27/08/2011 18:11

Quadro dos Pronomes Pessoais

 

Pronomes Pessoais

número

pessoa

pronomes retos

pronomes oblíquos

tônicos

átonos

 

singular

1a.
2a.
3a.

eu
tu
ele, ela

mim, comigo
ti, contigo
ele, ela, si, consigo

me
te
se, o, a, lhe

 

plural

1a.
2a.
3a.

nós
vós
eles, elas

nós, conosco
vós, convosco
eles, elas, si, consigo

nos
vos
se, os, as, lhes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso.


Exemplo: Eu fui ao cinema de táxi. (eu = 1ª pessoa do discurso)

Os pronomes pessoais são subdivididos em: 

- do caso reto: função de sujeito na oração.
Nós saímos do shopping. (nós = sujeito)

- do caso oblíquo: função de complemento na frase.
Desculpem-me. (me = objeto)

Os pronomes oblíquos subdividem-se em:

- oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição, são eles: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.

Basta-me o teu amor.

- oblíquos tônicos: sempre precedidos de preposição: 
Preposição: a, de, em, por etc.
Pronome: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas.

Basta a mim o teu amor.


Fonte: www.brasilescola.com